fbpx

Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ] , seria isso possível? Porque a nossa geração não consegue as vezes evitar o sofrimento, a ansiedade e a depressão? Onde estamos errando ou qual é a informação que está faltando para aqueles que andam com Deus, mas não conseguerem evitar o sofrimento?

COMO EVITAR O SOFRIMENTO [ INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL ]

Porque a nossa geração tem tanta dificuldade de evitar o sofrimento? Porque temos tantos casos de depressão nesse século? Seria falta de Deus? Seria irresponsabilidade das igrejas evangélicas que não estão pregando o Evangelho Genuíno de Cristo?

Claro que temos hoje muitas igrejas sem o foco evangelístico e sem conteúdo Cristocêntrico nessa atualidade, mas isso não é a principal causa de termos tanta dificuldade de superar sofrimentos ou de instruir pessoas para sofrerem menos, na verdade o que está faltando em nossa atualidade é informação e inteligência espiritual.

O QUE É INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL? Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Eu vou começar explicando o que não é inteligência espiritual. Inteligência Espiritual não é vida de oração, consagração e muita busca de Poder de Deus, ao contrário do que muita gente pensa, a maioria dos crentes pentecostais, não tem a mínima idéia do que seja inteligência espiritual.

O Apóstolo Paulo já nos alertou a certa da Inteligência Espirtual quando escreveu sua carta aos Colossenses capítulo 1 e o versículo 9, ele disse:

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.”

O que Paulo quis dizer com o ser cheio do conhecimento da sua vontade e principalmente ao encerrar o versículos e cita a sabedoria e a inteligência espiritual?

A Inteligência Espiritual é primeiramente conhecer o propósito de Deus nas nossas vidas e depois disso, ter o comportamente alinhado a este propósito, é saber tomar decisões corretas e não ser levado por momentos ou problemas, seguindo o trajeto para este propósito e tendo sabedoria para lidar com situações difíceis.

A INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL É O TERCEIRO NÍVEL DA INTELIGÊNCIA

Você está lendo o Artigo: Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Pessoas que não conhecem a própria mente, como ela funciona e não conseguem entender o propósito de vida, os sonhos, os planejamentos, os projetos, os objetivos, são pessoas sem ideais, sem rumo, é como um veículo sem o motorista, um avião sem o piloto, são pessoas perdidas, que por qualquer motivo vão se abalar e desistir da vida.

Através da Inteligência Espiritual, o ser humano pode traçar um caminho, baseado no propósito e diante de obstáculos e situações difíceis, a mente estará sempre pronta para driblar o sofrimento e se manter no foco do propósito.

A inteligência espiritual é um nível de inteligência desenvolvida através do ponto de Deus no cérebro do homem, que quando o cérebro recebe informações que algo deu errado, a pessoa consegue impedir que o sistema emocional a lidere, dando espaço a inteligência e a ativação de crenças e valores que vão mudar completamente o comportamento desta pessoa.

A CRISE É UM DESALINHAMENTO ENTRE O COMPORTAMENTO E O PROPÓSITO

Quando uma pessoa não se comporta conforme o propósito, essa pessoa sempre estará em crise, em sofrimento, sem saber o que fazer, dependente da oração de todo o mundo, um pedinte de milagres, um mendigo de ajuda espiritual, sem ideal, sem sabedoria para lidar com situações difíceis da vida.

A única forma de mudar o comportamento é mexendo nas crenças e nos valores, todos nós nos comportamento sempre baseado no que acrediamos e naquilo que mais valorizamos.

No nosso cérebro, tem uma parte chamada ínsula, nessa parte do cérebro é armazenado todos os nossos valores, tudo que vivenciamos e enfrentamos na vida, os valores que intepretamos diante de qualquer situação, são arquivados nessa área.

É PRECISO FILTRAR TUDO O QUE ACONTECE NO EXTERIOR Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Aqui começa todo o segredo revelado sobre uma das ferramentas da Inteligência Espiritual, filtrar tudo que acontece ao nosso redor, no nosso mundo externo, ou seja, a ínsula, a região onde se armazena todos os valores de tudo aquilo que enfrentamos, nunca armazena o que acontece, mas sim aquilo que interpretamos dos acontecimentos.

Ou seja, tudo que acontece no meu mundo exterior, eu faço uma interpretação e seu eu faço uma interpretação negativa ou errada de tal acontecimento, é o que, o meu cérebro vai armazenar como valor, isso vai se tornar algo que eu vou sempre valorizar e dar prioridade diante de tais problemas.

A interpretação é o maior filtro de pensamentos que já pode existir, Deus nos deu essa capacidade de interpretar as situações e isso pode causar o nosso sucesso ou no nosso fracasso diante dos problemas e adversidades da vida, ou seja, quando algo errado acontece, a forma que você interpreta a situação, é como sua mente vai agir.

O SISTEMA EMOCIONAL NÃO PODE NOS COMANDAR

Você está lendo o Artigo: Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

O sitema emocional existe para a nossa própria sobrevivência, sem isso morreríamos, tanto que Deus deu isso aos animais irracionais também, todo ser animal criado por Deus recebeu o sistema emocional, porém, mesmo sendo um modo de sobrevivência, o emocional só filtra 3 coisas:

Os riscos, a satisfação e o relacionamento!

VOU TE EXPLICAR MELHOR:

O nosso sistema emocional só sabe nos mostrar os riscos que estamos passando, na hora do perigo, ele nos alertará e dará ordens ao nosso cérebo e em seguida ao corpo, para agir diante de tal perigo.

Já a satisfação, é o prazer de se sentir satisfatório, o nosso sistema emocional sempre estará agindo nessa área, querendo saber se estamos satisfeitos ou não com tal situação, por isso muitas pessoas sofrem de ansiedade e depressão, o sistema emocional está comandando esta pessoa e fazendo ela depender apenas das coisas satisfatórias.

E os relacionamentos trata-se da necessidade de se relacionar uns com os outros, amizades e vida amorosa, somente nessas 3 áreas o sistema emocional age, caso o nosso sistema emocional seja o líder da nossa mente, teremos dificudlade para pensar, não teremos inteligência para tomar decisões.

O QUE ACONTECE QUANDO O SISTEMA EMOCIONAL DETECTA O PROBLEMA?

Na mesma hora que o nossos sistema emocional detecta uma situação problemática, se nós não filtrarmos a situação, a ínsula, que é a parte onde se armazena os valores, vai simplesmente arquivar aquela situação de forma errada, mal interpretada e na hora que o nosso emocional nos comandar, ficará de fora os nossos sonhos, projetos, felicidade e só nos restará sofrimento.

Tem uma outra parte no nosso cérebro que se chama ACC, essa região funciona como um filtro e determina quem vai nos comandar, o nosso sistema emocional? Ou a nossa espiritualidade? Que é chamada por muitos de consciência.

Ou seja, a nossa espiritualidade vai sempre ativar o lado mais forte da nossa mente, o ACC que é a parte antes do nosso Cortex Cerebral, que é onde estão as nossas crenças, nossos sonhos, nossa fé, nossa felicidade, ficará interrompida e o que vai nos comandar será o nosso sistema emocional.

COMO MUDAR ESSA SITUAÇÃO E SER MAIS FELIZ? Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Aprender a interpretar as situações de forma diferente, e por falar em interpretar, este é maior problema dessa geração, a nossa geração mal sabe interpretar um texto, que dirá interpretrar problemas, a nossa atualidade vive uma incapacidade gigantesca na área da interpretação e isso tem sido a grande causa das pessoas sofrerem mais do que deveriam.

Se eu perder o ônibus para ir ao trabalho, a minha interpretação pode ser um filtro na minha mente, eu posso interpretar que foi um livramento de Deus, que algo iria acontecer, um assaltante iria entrar naquele ônibus, enfim, mas se eu interpretar que isso foi um problema, que vou perder o emprego, que não terá como chegar no trabalho, eu vou dar oportundiade ao meu sistema emocional de me comandar.

E sendo liderado pelo meu sistema emocional, logo chega a ansiedade, o nervoso, a preocupação, já não consigo ser inteligente para entender que aconteceu isso por um propósito, claro que isso é só um exemplo, mas é desse filtro que estamos precisando, a interpretação correta.

INTERPRETE OS ACONTECIMENTOS DE FORMA SAUDÁVEL Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Não faça mal à tua mente, não crie crenças limitantes ao ponto de você só viver preocupado com coisas que ainda nem aconteceram, antecipando problemas, criando coisas que não existem, comece a partir de hoje, filtrar tudo que acontece ao teu redor, interprete as coisas de forma diferente.

Fazendo isso, você vai alimentar a sua parte frontal do cérebro, onde estão armazenados seus sonhos, seus projetos, seus ideais, quando o ACC for determinar quem te controla, ele vai procurar a parte da tua mente que está mais treinada, no caso, onde está sua inteligência, sua certeza que vai dar tudo certo.

Precisamos tomar posse do que Paulo citou em sua carta aos Romanos 8.28:

“Todas as coisas cooperam para o bem, daqueles que amam a Deus”.

Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

Você consegue entender que tudo é permissão de Deus? Que você pode desenvolver sua inteligência espiritual e impedir que as informações cheguem de forma mal interpretada no teu cérebro?

Deus nos deu essa capacidade, de sermos mais sábios e inteligentes, para enfrentar crises e problemas de cabeça erguida, com fé e esperança, acreditando que tudo está no controle do nosso Deus, tudo Ele permite para nos ensinar e nos fazer crescer e nos tornar mais fortes!

Tome posse dessa palavra em nome de Jesus!

Deus te abençoe!

Pr Vagner lisboa

 

POST: Como evitar o sofrimento [ Inteligência Espiritual ]

TAGS: Como evitar o sofrimento, Inteligência Espiritual, Como enfrentar os problemas, Pr Vagner Lisboa

POST SEMELHANTE: https://pastorvagnerlisboa.com.br/porque-muitos-crentes-nao-prosperam/

YOUTUBE: Se inscreva aqui!

 

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Pr Vagner Lisboa
Pr Vagner Lisboa

Pastor Vagner Lisboa, professor de Teologia Bíblica e conteúdos de pregação, é casado com Patricia Lisboa, pai de Isabela Lisboa e Lucas Lisboa, mora atualmente em Portugal e é fundador do Instituto de Inteligência Bíblica em Portugal

1 Comentário

  1. Graça e paz
    A minha mente abriu com esta palavra
    Se muitos ler este conteúdo o mundo seria sarado
    Na verdade seríamos sarados para sarar
    O mundo precisa de Deus


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *