fbpx

Coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia – Veja Já [ INCRÍVEL ]

Neste post vamos ver algumas coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia, existem várias coisas que aprendemos, mas nem sempre é assim, fique comigo até o final deste post 😉

Antes disso… quer conhecer os segredos para ser um pregador diferenciado? CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!

INTRODUÇÃO – COISAS DITAS PELOS CRENTES QUE NÃO ESTÃO NA BÍBLIA

Nas igrejas da atualidade existem muitos jargões e também muitas frases que os pregadores gostam de usar, neste estudo veremos coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia.

Vamos listar alguns erros muito comuns entre os crentes, observem essa lista e tire suas próprias conclusões:

1 – Deus nunca vai lhe dar mais do que você pode suportar

Embora essa seja uma das frases mais citadas, isso não é inteiramente verdade. O verso que é tirado do contexto, fala da tentação especificamente, não as dificuldades em geral (1 Coríntios 10:13). Deus quer que vivamos uma vida justa, então ele não permitirá que sejamos tentados pelo pecado de tal forma que não podemos controlar. coisas que crente diz que não estão na bíblia

Porém basta olhar para os diversos males do mundo e não é difícil encontrar males tão terríveis que se tornam realmente insuportáveis, basta pensarmos nas crianças que morrem de fome ou são assoladas com doenças extremamente devastadoras. Pense em Jó, que perdeu tudo e desejou a morte. Certamente era mais do que podia suportar, e a Bíblia deixa claro que Deus permitiu isso em sua vida.

Mas, sendo um Deus redentor, essas coisas são muitas vezes utilizadas para nos trazer para mais perto Dele, a Sua vontade, no nosso futuro, ou em alguns casos a ser usado de maneiras que nós simplesmente não podemos entender nesta vida.

2 – Odeie o pecado, Ame o pecador. (Coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia)

Enquanto isso parece ser bíblico e pode fazer sentido com base em outras verdades bíblicas, esta frase, na verdade, encontra a sua raiz em uma citação de Mahatma Gandhi, “odiar o pecado e não o pecador.”

Muitas vezes essa frase vem como uma justificativa para não exortar alguém que está no erro, mas pelo contrário o fato de odiarmos o pecado deveria nos levar a exortar o pecador, com serenidade, a exortação é encarada em sua maioria das vezes como uma condenação, o que de fato não é verdade, portanto esse tipo de frase não pode intimidar a exortação ao pecador. coisas que crente diz que não estão na bíblia

Paulo chegou a expulsar um membro da igreja em 1 Coríntios 5, como forma de repreensão por um pecado.

3 – Tudo acontece por uma razão. (Coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia)

Embora isto seja verdade quando usado por cristãos durante o tempo de alguém de necessidade, esta citação implica que Deus tem uma razão para tudo o que acontece em nossas vidas.

Uma vez que Ele é onipotente, Ele certamente sabe porque as coisas acontecem em nossas vidas, mas isso não significa que Ele é o causador. Foi-nos dado o livre arbítrio. Ele não orquestra cada parte de nossas vidas, escolhendo o que vai acontecer com a gente e quando isso vai acontecer. 

Mas Deus pode usar as consequências de nossos atos ou de outras pessoas para seu propósito, muitas pessoas reclamam e não sabem porque estão passando certas dificuldades, então acabam questionando Deus, quando na verdade estão sofrendo consequência de decisões erradas.

4 – Não cabe a nós julgar.

Sim, Jesus nos ordenou a não julgar os outros (Mateus 7:1). No entanto, considerando que nas passagens seguintes ele começou a diferenciar entre julgamentos que devem ou não serem feitos, podemos entender que, quando tiramos do contexto esta frase é frequentemente utilizado para nos impedir de apontar o pecado na vida de outras pessoas, ou para silenciar nossos próprios críticos.

Isso não quer dizer que não podemos olhar para algo que alguém está fazendo e que está errado, e formar uma opinião sobre ele. Isso é chamado de discernimento. Usado desta forma, permite-nos fazer melhores julgamentos em nossas próprias vidas. Em vez disso, é-nos dito para não julgar pelas aparências (João 7:24), mas a julgar de forma justa. A não julgar hipocritamente (Mateus 7: 3-4), e com base apenas nos fatos. (Provérbios 19: 5).

Este quarto item, sem dúvida é um das coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia.

5 – Tudo que você precisa fazer para ir para o céu é pedir para Jesus entrar em seu coração.

Paul Washer, um grande pastor americano costuma dizer que essa é a maior heresia existente atualmente na igreja evangélica. Isso por que não existe em nenhum lugar da Bíblia que se você convidar Jesus para entrar em seu coração você será salvo. O versículo mais próximo disso é em Romanos 10:9-10 que diz:

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Paulo está se referindo a salvação pela Fé em Jesus Cristo, convido o leitor a analisar a carta de Romanos e ler o capítulo completo de Romanos 10, o fato de crer em Cristo está muito além de convidá-lo a entrar em nosso coração, crer em Cristo leva a um arrependimento genuíno. A Palavra arrependimento é tão importante que aparece cerca de 399 vezes só no novo testamento.

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9:13

Dessa forma a frase correta seria: Tudo o que você precisa fazer para ir ao céu é crer em Jesus Cristo e se arrepender dos seus pecados.

6 – Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela.

Muitas vezes dado como uma desculpa por que as coisas não saem do jeito que planejamos, isso não tem base bíblica. É o famoso tem males que vem para bem, ou ainda Deus é poderoso para que se o que queremos não deu certo de uma forma Deus arrumará outro jeito.

O fato é que as vezes Deus diz não e ponto, não tem janela nem porta aberta, Deus pode simplesmente manter a porta fechada. Embora seja verdade que Ele faz todas as coisas para o nosso bem (Romanos 8:28), Ele está olhando para as coisas de uma perspectiva eterna de forma que não podemos imaginar.

7 – O cristianismo não é uma religião, é um relacionamento 

Enquanto muitos não querem admiti-lo por causa da forma como a sociedade tende a ver a religião como uma camisa de força de regras e regulamentos, o cristianismo é, por definição, uma religião.

E enquanto esta frase é usada certamente com a intenção de evitar percepções negativas, a verdade é que é um “sistema organizado de crenças, cerimônias, e regras utilizadas para adorar”.

Certamente, ter um relacionamento com Deus e com o próximo é essencial para o nosso sistema de crenças. Mas, isso não muda o fato de que o cristianismo é uma Religião

Conclusão

O intuito desse estudo não é apenas criticar o uso de frases “prontas” na conversa com o próximo, mas fazer com que as pessoas analisem o que é dito no meio cristão, sempre a luz da Bíblia, porque estamos vivendo uma terrível crise de conhecimento na atualidade, os crentes atuais não gostam de estudar, mas gostam de opinar, e por não se informar, carregam aquilo que ouviram outros falarem.

Isso vai se alastrando e gerando um mal terrível no meio cristão, que Deus de sabedoria ao nosso povo e que possam desenvolver o bom costume de ler e se informar das coisas para ter coerência Bíblica em tudo que fala e vive.

Pr. Vagner Lisboa

Post – Coisas ditas pelos crentes que não estão na bíblia – Veja Já [ INCRÍVEL ]
Tags – coisas que crente diz que não estão na bíblia, mentiras que crentes contam, jargão de crente

Post Semelhante: https://pastorvagnerlisboa.com.br/samuel-apareceu-a-saul-depois-de-morto/

 

 

Tags: | | |

Sobre o Autor

Pr Vagner Lisboa
Pr Vagner Lisboa

Pastor Vagner Lisboa, professor de Teologia Bíblica e conteúdos de pregação, é casado com Patricia Lisboa, pai de Isabela Lisboa e Lucas Lisboa, mora atualmente em Portugal e é fundador do Instituto de Inteligência Bíblica em Portugal

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *