fbpx

Os cantores e músicos são levitas? [SEGREDO REVELADO]

Antes de você ler este artigo: Os cantores e músicos são levitas?

Tenho uma pergunta para te fazer!

Você tem dificuldade para lidar com pessoas mais difíceis? Carece de conhecer mais sobre a Inteligência Espiritual e exercer com mais fidelidade os frutos do Espírito?

Convido você para conhecer um treinamento 100% Online, com uma condição especial!

Basta clicar aqui: https://curso2.pastorvagnerlisboa.com.br/

Vamos ao estudo então?

É comum ouvir na atualidade o termo levita quando se trata de cantores e músicos evangélicos, será que esse título está correto quando se trata da nossa atualidade? Os cantores e músicos são levitas mesmo? Ou estamos cometendo um erro ao afirmar isso?

Os cantores e músicos são levitas?

Introdução:

DE ONDE VEM O CONCEITO DE “LEVITA”?

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de “levitas”. Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). 

O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de “levita”? 

Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. 

Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). 

Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Arão) e os outros, seus auxiliares. 

Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes e não de músicos.

Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Na antiga Aliança, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo, por isso surgiu a dúvida: Os cantores e músicos são levitas?

Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças, porém, levitas não tinham nada a ver com música, tinham este título por causa da tribo de Levi e tais levitas tinham grande responsabilidade.

Alguns levitas tinham tarefas mais sérias, poderiam ser chamados até mesmo de profetas, como aqueles designados por Davi para o louvor que eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1), comparando isso com os nossos dias, é claro que estamos fora de contexto.

Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas, que não profetizavam o que queriam mas sim o que Deus ditava em seus ouvidos, hoje pessoas dizem “eu profetizo” sem se dar conta do que estão falando e da seriedade de tal assunto, alguém só pode profetizar pelo Espírito. 

A profecia entre eles era o Espírito Santo falando ao povo, além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de “levitas” precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade excelente no ministério, não é apenas termos um talento musical.

O louvor é muito importante no culto sim!

Mas precisamos tomar cuidado porque qualquer profissional na área musical pode cantar uma bela música e causar impacto emocional nas pessoas.

Enquanto isso, pessoas estão chorando no culto, mas em sua vida cotidiana não conseguem se firmar em Cristo e levar uma vida de santidade porque falta-lhes o alimento sólido que é o Pão, a Palavra de Deus, alguns cultos estão dando total crédito para os louvores e a Palavra ficando para último lugar e o menor tempo possível.

Se os cantores e músicos não exercem a função como de fato deveria, os cantores e músicos são levitas?

Qual o resultado disso?

Cultos de aparência pentecostal, porque pessoas choram e gritam durante os louvores, mas na hora de ouvir a Palavra, as coisas já mudam, aqui ficamos com o conselho do Apóstolo Paulo, 

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” 2 Tm 4:1-4

Podemos até usar o título levita, mas com consciência que isso não tem base bíblica, quando se trata de não fazer parte da Tribo de Levi, muito menos estar exercendo as funções que um verdadeiro Levita exercia naquela época.

Independente disso, é preciso ter uma vida como a dos sacerdotes, os levitas de Israel, que independente de terem talentos musicais, eram aqueles que apresentavam o pecado do povo a Deus e Deus se aproxima para perdoar tais pecados, por causa do sacrifício aceito, não é simplesmente cantar ou tocar um instrumento.

Os cantores e músicos de nossas Igrejas tem realizado esta função?

Você que está se separando para Deus, levando a sério o compromisso com a Palavra e se santificando para ser usado por Deus na área do louvor, não deixe este título passar de maneira qualquer, faça valer o que Deus te deu.

Faça a diferença, seja um verdadeiro adorador, alguém separado deste mundo, que quando abre a boca não é somente para cantar, o sacrifício seja aceito por Deus e o pecado do Povo ouvido por Deus, este é o verdadeiro culto de louvor e adoração.

SE ESSE ESTUDO TE ENSINOU, COMPARTILHE ELE NAS SUAS REDES SOCIAIS!

Pr. Vagner Lisboa

 

Post: Os cantores e músicos são levitas?

Tags: Os cantores e músicos são levitas?, Quem são os levitas nos dias atuais, levitas da atualidade

Post Semelhante: https://pastorvagnerlisboa.com.br/coisas-ditas-pelos-crentes/

 

 

Tags: | | |

Sobre o Autor

Pr Vagner Lisboa
Pr Vagner Lisboa

Pastor Vagner Lisboa, professor de Teologia Bíblica e conteúdos de pregação, é casado com Patricia Lisboa, pai de Isabela Lisboa e Lucas Lisboa, mora atualmente em Portugal e é fundador do Instituto de Inteligência Bíblica em Portugal

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *