fbpx

A glória da segunda casa será maior? Isso não está na Bíblia!

A glória da segunda casa será maior? Isso não está na Bíblia! Neste artigo, vamos tentar explicar de uma forma simples se essa expressão tão usada pelos crentes.

É importante eu deixar bem claro a você caro leitor, que o nosso objetivo não é criticar, mas sim explicar as Escrituras, porque muitos sem perceber, acabam distorcendo os textos Sagrados e isso não é sadio e muito menos correto. Você já fez essa pergunta?

Antes de você ler esse artigo, caso queira conhecer segredos da Bíblia na área da prosperidade e inteligência emocional, para se tornar uma pessoa fantástica e gerar pessoas fantásticas, conheça o curso Inteligência Bíblica, acesse: https://curso2.pastorvagnerlisboa.com.br/

Vamos ao assunto então!

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR? ISSO NÃO ESTÁ NA BÍBLIA!

Introdução

É comum ouvirmos essa expressão nos cultos, nas pregações, nos louvores e principalmente nos temas de congresso, sempre é citado essa frase com muita convicção, A Glória da Segunda Casa será maior do que a da primeira!

Mas ao analisarmos de fato o que está escrito em Ageu 2.9, a gente toma um choque e percebe que não foi isso que Ageu falou, por isso vamos estudar um pouco sobre isso e trazer aqui uma exegese Bíblica sobre o texto.

PORQUE OS CRENTES AFIRMAM ISSO?
Você está lendo: A glória da segunda casa será maior? Isso não está na Bíblia!

Isto é um problema que vem se arrastando ao longo dos anos, infelizmente os cristãos dessa atualidade não tem o costume de ler a Bíblia, isso é bizarro, mas é sério.

As pessoas que menos lêem a Bíblia hoje são os crentes, por isso, vão aprendendo tudo ouvindo os outros falarem, e tudo que você vai ouvindo muitas vezes, isso se torna uma verdade.

Por esse motivo, os crentes afirmam que a Glória da segunda casa será maior do que a da primeira, porque ouviram alguém falar isso e isso agora se tornou uma verdade, mesmo que isso não esteja escrito.

O QUE DE FATO ESTÁ ESCRITO EM AGEU 2.9? A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR? 

Vamos ao texto então: A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos

OPA! PERCEBERAM A DIFERENÇA?

Ao compararmos a palavra ÚLTIMA com a palavra SEGUNDA é bem interessante, porque uma expressão não tem nada a ver com a outra e quando consultamos no texto original,  o termo hebraico traduzido neste versículo como casa – ניח – tem como melhor tradução a palavra: templo.

Ou seja, o que Ageu estava falando era do Templo, no caso, não é o segundo Templo, mas sim do último Templo!

SOBRE QUAL TEMPLO AGEU ESTAVA FALANDO?

Você está lendo sobre: A glória da segunda casa será maior? Isso não está na Bíblia!

A sã Exegese nos ensina que devemos entender o contexto histórico em que determinado livro foi escrito, bem como seu estilo literário. No caso em questão, o livro de Ageu trata-se de livro profético, e isto já nos traz à mente que devemos interpretá-lo como tal.

Agora, Ageu escreve seu livro em uma época em que o templo estava sendo restaurado, e Deus vai tomar a boca do Profeta e afirmar que a Glória do último Templo seria maior!

VEJA QUE PROFUNDO!

No contexto do Antigo Testamento, o templo significava o local onde Deus manifestava a Sua Glória, e assim foi com o Templo que Salomão edificou a Deus:

“Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. 2 Cr 7:1-2.

Assim, o significado bíblico de templo, segundo o contexto do Antigo Testamento, no qual o profeta Ageu estava inserido, era o local onde Deus manifestava a sua Glória.

AGORA, A PROFECIA ESTAVA ALÉM DO TEMPLO FÍSICO!

Você está lendo sobre: A Glória da Segunda Casa será maior? Isso não está na Bíblia!

Agora, surge a revelação do texto: O profeta Ageu estava falando de Jesus Cristo!

Esse é mais um maravilhoso texto messiânico do Antigo Testamento. Explico: é que o último e maior templo por meio do qual Deus manifestou a Sua Glória foi Jesus Cristo, e Ele mesmo testificou isso:

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei”. Jo 2:19. Nesse texto, Jesus estava falando de si mesmo, o que de fato se cumpriu, visto que morreu e ressuscitou ao terceiro dia.

Assim, o último templo, no qual a glória seria maior do que a do primeiro, é Jesus Cristo!

Em um momento em que a nação de Israel sonhava com o retorno da Glória de Deus por meio da reconstrução do templo, o profeta traz a maravilhosa mensagem do Senhor de que, na verdade, viria o último templo, por meio do qual a Glória de Deus se manifestaria de forma nunca vista, e esse templo é o nosso Senhor Jesus!

Ao contrário do teor que muitos empregam a esse texto de Ageu, a verdade é que se trata de um texto profético e messiânico, apontando para o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.

Não se trata da Glória da Segunda Casa, mas sim da Glória do último Templo! Profundo não é?

PRECISAMOS URGEMENTENTE RESGATAR AS ESCRITURAS!

Queridos irmãos, é muito perigoso nos tornarmos comunicadores da Palavra sem ter lido a Palavra, isso vai nos forçar a repetir o que os outros falam e nem tudo que falam é a verdade.

São erros que parecem ser inofensivos, porém, a maior heresia que pode existir é anularmos a verdade sobre o último Templo que é Cristo e atribuirmos isso a uma simples casa.

Precisamos urgentemente restaurarmos as Escrituras em nossas pregações e em nossos louvores que estão recheados de frases e chavões que distorcem as Escrituras, por isso, vamos unir as nossas forças para pesquisar e estudar profundamente a Palavra de Deus.

Sendo assim, pense melhor, está certo afirmar que A glória da segunda casa será maior? 

Eu espero profundamente que este artigo tenha te ajudado, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais, abaixo do artigo tem essas opções! Nos ajude a levar a verdade Bíblica cada vez mais longe!

Deus te abençoe!

Pr. Vagner Lisboa

 

POST: A Glória da Segunda Casa será maior? Isso não está na Bíblia!

Tags: A glória da segunda casa, Está certo dizer a Glória da Segunda Casa?, A glória da segunda casa será maior do que a da primeira, a glória da última casa

POST SEMELHANTE: https://pastorvagnerlisboa.com.br/coisas-ditas-pelos-crentes/

 

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Pr Vagner Lisboa
Pr Vagner Lisboa

Pastor Vagner Lisboa, professor de Teologia Bíblica e conteúdos de pregação, é casado com Patricia Lisboa, pai de Isabela Lisboa e Lucas Lisboa, mora atualmente em Portugal e é fundador do Instituto de Inteligência Bíblica em Portugal

3 Comentários

  1. Eu sempre ouvi e achava que essa passagem, se referia ao CÉU, que aqui na terra seria a nossa casa e que no dia do julgamento final, iríamos para segunda casa o CÉU.

  2. Glória a Deus; muito profundo um estudo da Bíblia dentro da verdade. Parabéns pastor, Deus continue te abençoando. Gosto muito dos seus ensinamento obg.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *